Recuperação do mercado imobiliário comercial em Recife: Um Olhar sobre o retorno aos escritórios
@Secovi-PE - 06/03/2025

O mercado imobiliário comercial em Recife está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelo retorno das empresas aos escritórios após os desafios impostos pela pandemia. Em um recente depoimento, Luciano Novaes, vice-presidente do Secovi-PE, destacou as mudanças observadas no setor e as razões por trás do aumento na demanda por espaços comerciais.
Novaes lembra que, com a pandemia, muitas empresas enfrentaram uma desocupação significativa de suas salas comerciais, resultando em um aumento da vacância. "Logo no pós-pandemia, ainda existia aquele momento em que as empresas acreditavam que o home office iria dominar", relata Novaes. No entanto, com o tempo, ficou evidente que o trabalho remoto puro prejudicava a cultura organizacional. "Por mais que você tenha ferramentas para fazer reuniões online, não é a mesma coisa de pessoas estarem lado a lado", considerou.
À medida que as empresas começaram a exigir o retorno de seus funcionários, surgiram modelos híbridos de trabalho, onde os colaboradores alternam entre dias no escritório e em casa. "Tem vários modelos de home office misto", explicou Novaes, ressaltando que essa flexibilidade tem sido adotada por muitas organizações.
Entretanto, em sua opinião, a realidade é diferente para cada empresa bem como para os diferentes cargos ocupados e funções a serem desempenhadas. "Ainda, muitas pessoas têm dificuldade nas suas residências em relação à infraestrutura", observou o vice-presidente, destacando que o apelo do ambiente doméstico, com distrações e falta de um espaço adequado para trabalho, tem dificultado a manutenção da produtividade.
Além disso, a vacância anterior levou as construtoras a não lançarem novos prédios empresariais, focando em estúdios residenciais. "Até as salas comerciais em edifícios mais antigos que estavam sobrando no mercado estão sendo alugadas agora", comentou Novaes, indicando uma recuperação no interesse por espaços comerciais.
Para Luciano Novaes, o modelo presencial deve ganhar força, especialmente em setores como TI e marketing, onde a supervisão e a produtividade são cruciais. "As empresas estão exigindo que seus profissionais venham para dentro dos seus escritórios, porque eles têm controle sobre o que está sendo acessado", ponderou.
"Com essas mudanças, o mercado imobiliário comercial em Recife dá sinais de recuperação, refletindo uma nova realidade de trabalho que busca equilibrar flexibilidade e produtividade", finalizou ele.
Outras notícias
-
11/04/2025
Novo site do CONAMI é lançado com foco na 22ª edição do congresso, que será realizada no Recife, dias 29 e 30 de outubro -
10/04/2025
Assembleias Condominiais: Do Planejamento à Execução é o tema do próximo Fala Síndico, exclusivo para associados -
09/04/2025
Condômino pode exigir nova prestação de contas? -
08/04/2025
Gestão Inteligente de Empreendimentos Imobiliários é o tema do próximo Enacon, que ocorre em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de junho -
04/04/2025
Destinação do FGTS e seus impactos no mercado imobiliário serão debatidos durante Enic 100, que acontece na próxima semana em São Paulo -
02/04/2025
Condomínio não pode divulgar lista de inadimplentes nas áreas comuns -
01/04/2025
Inovações e tendências na área de locação e venda imobiliária são contempladas por Eixo Temático do 22º Conami -
31/03/2025
Jurídico do Secovi-PE conversa com NETV sobre relação entre proprietário e locatário de imóvel residencial -
28/03/2025
Começa na próxima sexta-feira, 04, o curso avançado de Administração de Condomínios e Síndico Profissional, com Rosely Schwartz