Projeto do novo Código Civil prevê regras mais rígidas nos condomínios. Saiba o que vem por aí sobre condômino antissocial
@Secovi-PE - 16/06/2025

Encontra-se em discussão no Congresso Nacional um novo texto para o Código Civil brasileiro, que promete entregar regras mais rígidas para os condomínios residenciais, comerciais e mistos. Estão sendo tratados com maior assertividade pontos polêmicos como expulsão de moradores com comportamento antissocial, além da disponibilização dos imóveis em plataformas de locação por temporada, como o AirBNB e similares. Nesta matéria, vamos abordar o primeiro caso.
Para o consultor jurídico do Secovi-PE, Noberto Lopes, essa revisão tem sido vista com bons olhos por síndicos e administradores de condomínio. “É bem verdade que na prática, algumas das medidas já vem sendo adotadas. Vou citar como exemplo a expulsão de um condômino antissocial. Na prática, nós temos hoje o artigo 1387 do Código Civil, que prevê a aplicação de multas mais severas ao condômino antissocial. Esse condômino, por deliberação em assembleia, com um quórum de ¾, poderá receber a multa que equivale a um quíntuplo da taxa condominial, ou até mesmo dez vezes o valor dela”, explica.
No entanto, de acordo com o advogado, esse artigo hoje em vigor não fala sobre a expulsão. “Essa alteração no Código Civil traria a possibilidade de, através de quórum específico, normalmente de 2/3, poder ser deliberado sobre isso. Claro que isso seria uma atitude extrema”, adverte.
"Ainda assim, hoje, um condomínio que entrar com uma ação de expulsão de um condômino, necessita provar nos autos que se trata de um antissocial, o que pode ser feito através das deliberações das assembleias, que vão consolidar uma situação que já ocorre”, considera. A alteração do Código determinaria uma posição mais objetiva e respaldada juridicamente.
Noberto Lopes aproveita para lembrar que expulsão não incide em perda da propriedade. O condômino proprietário, mesmo expulso, poderá locar seu imóvel normalmente. “E essa situação de expulsão, dependendo dos casos, pode ser revertida. O Secovi-PE acompanha de perto todo o trâmite da revisão, se posicionando e defendendo melhores normativas para o setor.
Outras notícias
-
11/07/2025
Agenda de agosto já conta com dois cursos com inscrições abertas -
10/07/2025
Lote com descontos para participação no 22º Conami encerrará no dia 31 de agosto -
09/07/2025
É permitida a colocação de câmeras no interior das unidades para captar imagens das áreas comuns? -
07/07/2025
Redução do ICD em Pernambuco estimula regularização de imóveis com até 80% de desconto -
04/07/2025
Abertas inscrições para a quarta turma do curso “Formação de Gerente Condominial” -
03/07/2025
O novo modelo de investir: como a gestão de patrimônio está transformando o acesso ao mercado financeiro -
02/07/2025
Carros elétricos em condomínios voltam à pauta do Fala Síndico -
30/06/2025
Quórum para instalação de cobertas nas garagens -
26/06/2025
Síndico deve autorizar a instalação de carregadores de carros elétricos?