Um overview sobre sustentabilidade nas empresas e nos condomínios
@Secovi-PE - 10/02/2026
No Brasil, a sustentabilidade deixou de ser um tema marginal para virar eixo estratégico tanto na esfera empresarial quanto no cotidiano dos condomínios residenciais, impulsionada por políticas públicas integradas e planos federais de transição ecológica que orientam investimentos e metas de baixo carbono. Empresas e gestores imobiliários enfrentam pressão crescente por práticas responsáveis e alinhadas aos ODS (um conjunto de 17 metas globais criadas pela Organização das Nações Unidas) e critérios ESG. Ao mesmo tempo, moradores valorizam energia renovável, coleta seletiva e sistemas de reúso de água em condomínios, refletindo um movimento crescente por eficiência e qualidade de vida.
Em meio a esse contexto, no quinto episódio do videocast Legados do 22º Congresso do Mercado Imobiliário (Conami), a especialista em sustentabilidade e ESG, Mariana Schuchovski, e a então diretora do Secovi-PE e atual vice-presidente, Martha Ponzi, exploram os caminhos e desafios para uma liderança transformadora voltada à sustentabilidade no setor imobiliário. No programa, elas traçam um overview sobre sustentabilidade nas empresas e nos condomínios, e a adoção de modelos sustentáveis que não só respondem às demandas sociais, mas também se alinham às metas globais de desenvolvimento sustentável.
A conversa abordou os principais desafios da agenda ESG e sua aplicação prática em empresas e condomínios, onde foram destacadas iniciativas já adotadas no mercado, o fortalecimento do setor por meio da conscientização e a importância do engajamento de gestores na promoção de boas práticas entre condôminos, empresas e o poder público.
O episódio está disponível no canal do Secovi-PE, no Youtube. Além deste, outros títulos também estão à disposição para quem desejar saber mais sobre os investimentos em habitação em nosso país e tópicos do contexto condominial.
Outras notícias
-
05/03/2026
Ao participar de reunião almoço do Secovi-PE, representantes da Neoenergia ouvem dificuldades das imobiliárias e propõem soluções -
04/03/2026
Secovi-PE participa de edição do NETV abordando legitimidade das taxas condominiais -
03/03/2026
Síndicos e administradores de condomínio acompanham passo a passo para adequação à NR1 -
02/03/2026
A Lei nº 18.403/26, do Estado de São Paulo, sobre carregadores de carros elétricos em condomínio, é válida em nosso estado? -
27/02/2026
Secovi-PE recebe Ana Paula Vilaça, chefe do Recentro, para conversar sobre novidades promovidas pela LPUOS -
25/02/2026
Intenção de compra sustenta projeções de crescimento do mercado imobiliário nacional -
24/02/2026
Mercado imobiliário bate recordes em 2025 e 50% dos brasileiros manifestam intenção de compra -
23/02/2026
Biometria em condomínios. O condômino é obrigado a usar? -
20/02/2026
Curso "Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios e Primeiros Socorros" terá inscrições abertas na próxima semana
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022