Secovi-PE integra comitiva da CBCSI, em Brasília, com foco na mobilização do Senado Federal sobre a Reforma Tributária
@Secovi-PE - 14/11/2024
Na terça e quarta-feira desta semana, dias 12 e 13, o presidente do Secovi-PE, Márcio Gomes, integrou comitiva da Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários – CBCSI, em Brasília, com o objetivo de mobilizar o Senado Federal quanto aos pontos defendidos pelo órgão vinculado à Confederação Nacional do Comércio – CNC, a respeito da Reforma Tributária (PL-68/24). Movimento semelhante havia ocorrido junto à Câmara dos Deputados, durante esse processo de revisão.
A comitiva, composta por presidentes de Sindicatos da Habitação de vários estados brasileiros, visitou diversos gabinetes a fim de expressar a preocupação do setor imobiliário, especialmente no que se refere à carga tributária sobre a locação de imóveis, compra e venda, e operações de construção. Para a CBCSI, a Reforma Tributária em discussão traz impactos que, sem ajustes, podem onerar ainda mais o setor imobiliário e, consequentemente, os cidadãos que dependem de aluguéis e financiamentos.
Entre os principais pontos defendidos pelo grupo junto ao Senado Federal estão:
1. Locação de Imóveis por Pessoas Físicas: necessidade de regras claras para que os proprietários de imóveis não sejam tributados excessivamente, tanto no aluguel quanto na venda. A proposta atual não protege adequadamente os inquilinos de imóveis, sendo necessário um novo ajuste para evitar prejuízos tanto para os proprietários quanto para os inquilinos.
2. Regime Caixa na Locação: um dos pontos críticos do relatório da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) é a falta de clareza quanto à tributação da locação de imóveis. A proposta defendida pelos Secovis prevê que o tributo seja devido apenas no momento do pagamento do aluguel, conforme a regra vigente atualmente, o que garantiria maior segurança e previsibilidade para os locadores.
3. Transição Fiscal: o setor imobiliário também pleiteia a inclusão de uma transição fiscal que preserve o equilíbrio financeiro de empreendimentos já em andamento, especialmente nas áreas de incorporação e loteamento. O relatório atual não contempla adequadamente a locação de imóveis durante o período de transição, o que pode gerar impactos negativos para o setor.
Outras notícias
-
13/12/2024
Atenção aos serviços em recesso no Secovi-PE -
12/12/2024
Secovi-PE assina convênio para adoção do Pronad - Programa Nacional de Certificação das Administradoras de Condomínio, selo nacional de qualidade. -
10/12/2024
Com que roupa eu vou? Bom senso é termômetro para circular no condomínio -
09/12/2024
Mau comportamento em assembleia é passível de indenização -
06/12/2024
Condomínios devem ficar atentos à manutenção das cobertas e impermeabilização eficiente -
05/12/2024
Vice-presidente do Secovi-PE aborda perspectivas para o mercado de locação -
03/12/2024
Medida da CNJ dispensa do reconhecimento de firma as assinaturas nas atas das assembleias, salvo a do síndico. -
02/12/2024
Natal do Lar de Clara. O Secovi-PE já abraçou essa causa. Abrace você também -
29/11/2024
Dia do Síndico – Uma homenagem a quem cuida dos nossos condomínios residenciais e comerciais