Perspectivas do mercado imobiliário e principais desafios em debate no Secovi-PE
@Secovi-PE - 21/11/2024
O cenário macroeconômico nacional, as perspectivas do mercado imobiliário e os desafios que ambos enfrentarão em 2025 compuseram a pauta de debates da reunião-almoço do Secovi-PE, ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede da entidade. Para aprofundar os temas, foram convidados para participar do encontro o superintendente Comercial Crediponto do Itaú, Christiano Pereira, e o consultor de Crédito Imobiliário da mesma instituição, Henrique Tenório.
Para o superintendente, são pilares essenciais do mercado imobiliário a taxa Selic, o Sistema Brasileiro de Poupança e Crédito (SBPE), a oferta de imóveis e a demanda. Ainda segundo ele, enquanto a demanda possui uma tendência de crescimento contínuo, bastando lembrar que o déficit habitacional brasileiro é de 6 milhões de moradia, a oferta imobiliária tem apresentado uma estabilidade e crescimento no número de unidades.
Em sua apresentação, Christiano Pereira considerou o momento favorável para o mercado imobiliário. “Temos sim um controle da inflação, estamos pagando esse custo através da Selic, mas a estratégia está acontecendo” , comentou, adiantando que a expectativa para a entrada em 2025 é de início de queda da Taxa Selic. “Hoje, o ajuste fiscal tem sido o principal entrave para essa redução”, completa.
Ticket médio – O superintendente Comercial trouxe para os empresários presentes números como o ticket médio do mercado imobiliário hoje, de R$375 mil por unidade. No caso da carteira imobiliária que representa, o montante corresponde a 66% do valor do imóvel financiado. Ainda segundo ele, 2024 já registra R$103 bilhões em financiamento imobiliário, incluindo nesta conta imóveis usados e novos a partir do habite-se. “Este deverá ser o terceiro melhor ano do mercado imobiliário de nossa série histórica”, disse. A expectativa é de que 2025 supere essa marca em 11%.
A busca por fundings alternativos à poupança também foi abordada durante o encontro com gestores de imobiliárias associadas ao Secovi-PE. Segundo Christiano Pereira, atualmente 38% dos recursos do crédito imobiliário do Itaú vem do SBPE. Junto com outros bancos privados, a instituição correu na frente para a captação de outras linhas para o financiamento imobiliário, ao exemplo da Letra de Crédito Imobiliário – LCI e da LIG, Letra Imobiliária Garantida.
Sobre essa última, o superintendente informou que está sendo estudado há alguns anos um arranjo jurídico com foco na captação de mercado externo, trazendo mais recursos para o mercado imobiliário.
Outras notícias
-
13/12/2024
Atenção aos serviços em recesso no Secovi-PE -
12/12/2024
Secovi-PE assina convênio para adoção do Pronad - Programa Nacional de Certificação das Administradoras de Condomínio, selo nacional de qualidade. -
10/12/2024
Com que roupa eu vou? Bom senso é termômetro para circular no condomínio -
09/12/2024
Mau comportamento em assembleia é passível de indenização -
06/12/2024
Condomínios devem ficar atentos à manutenção das cobertas e impermeabilização eficiente -
05/12/2024
Vice-presidente do Secovi-PE aborda perspectivas para o mercado de locação -
03/12/2024
Medida da CNJ dispensa do reconhecimento de firma as assinaturas nas atas das assembleias, salvo a do síndico. -
02/12/2024
Natal do Lar de Clara. O Secovi-PE já abraçou essa causa. Abrace você também -
29/11/2024
Dia do Síndico – Uma homenagem a quem cuida dos nossos condomínios residenciais e comerciais