Formação para Condomínios - Enfrentamento à Violência de Gênero: um Direito da Mulher, um Compromisso de Todos
@Secovi-PE - 22/11/2024
Estamos vivenciando os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma campanha anual, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em todo o mundo. Nos outros países ela começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil, a mobilização inicia no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro. Essa antecipação em nosso país se dá por serem as mulheres negras as que mais sofrem violência doméstica e familiar.
Essa campanha destaca um problema que, apesar de amplamente reconhecido, ainda persiste como uma das maiores violações dos direitos humanos: a violência contra as mulheres, pelo simples fato de serem mulheres. Essa violência afeta pessoas de diferentes idades, classes sociais e etnias. E por ser, na grande maioria dos casos, um crime cometido dentro de casa, precisa da colaboração de toda a sociedade.
Reforçando a enorme importância da pauta da equidade de gênero e proteção às mulheres, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e às prioridades do Governo do Estado de Pernambuco, é com enorme satisfação que a Secretaria da Mulher do Estado, convida os síndicos, trabalhadores de condomínios e representantes de administradoras de condomínios para uma formação sobre o enfrentamento à violência de gênero.
Na oportunidade serão apresentados os serviços oferecidos pela Secretaria a Mulher e esclarecimentos sobre a lei estadual nº 18.087, de 28 de dezembro de 2022, que estabelece a condomínios residenciais e comerciais o dever de comunicar aos órgãos de segurança pública qualquer ocorrência ou indício de violência doméstica e familiar. A lei também inclui atos e ameaças por racismo e LGBTQIA+fobia.
Também será comentado sobre a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei abrange diferentes formas de violência, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A vítima pode requerer medidas protetivas de urgência, como o afastamento do agressor do lar. A formação irá abordar os tipos de violência contra as mulheres, os canais de denúncia e o papel dos síndicos e moradores no enfrentamento à violência de gênero.
SALVE ESTA DATA:
Agenda: Formação para Condomínios - Enfrentamento à Violência de Gênero: um Direito da Mulher, um Compromisso de Todos
Data e horário: 26 de novembro de 2024, das 09h às 12h
Local: Rua Vital de Oliveira, 32 – Bairro do Recife, auditório da SECTI
Link de inscrição abaixo
Outras notícias
-
13/12/2024
Atenção aos serviços em recesso no Secovi-PE -
12/12/2024
Secovi-PE assina convênio para adoção do Pronad - Programa Nacional de Certificação das Administradoras de Condomínio, selo nacional de qualidade. -
10/12/2024
Com que roupa eu vou? Bom senso é termômetro para circular no condomínio -
09/12/2024
Mau comportamento em assembleia é passível de indenização -
06/12/2024
Condomínios devem ficar atentos à manutenção das cobertas e impermeabilização eficiente -
05/12/2024
Vice-presidente do Secovi-PE aborda perspectivas para o mercado de locação -
03/12/2024
Medida da CNJ dispensa do reconhecimento de firma as assinaturas nas atas das assembleias, salvo a do síndico. -
02/12/2024
Natal do Lar de Clara. O Secovi-PE já abraçou essa causa. Abrace você também -
29/11/2024
Dia do Síndico – Uma homenagem a quem cuida dos nossos condomínios residenciais e comerciais