Secretário de Desenvolvimento Econômico da PCR, Carlos Andrade Lima, fala no Secovi-PE sobre atração de investimentos, desburocratização e agilização de negócios
@Secovi-PE - 21/02/2025
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, Carlos Andrade Lima, foi o convidado especial do Secovi-PE para a reunião-almoço promovida pela entidade na quinta-feira, 20, em sua sede, voltada para um público composto por empresários e gestores das empresas associadas. Na ocasião, Carlos Andrade Lima não só apresentou a nova estrutura da Secretaria nessa nova gestão, como também trouxe para a pauta os principais pilares estabelecidos pelo governo municipal a fim de desburocratizar novos negócios, gerar mais emprego e renda para a população.
Nesse sentido, Carlos Andrade Lima vê como o primeiro passo para atrair novos investimentos mostrar o Recife ao mundo. “Nós temos características que muito poucas cidades têm. E, do ponto de vista empresarial, não há forma de atrair investimentos se não for através da criação de um ambiente favorável de negócios, e essa é a minha grande preocupação no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, falou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da PCR elencou como sendo indispensável para criar um ambiente favorável de negócios os seguintes quatro pilares:
1. Desburocratização da máquina pública - É necessário ter uma administração pública ágil.
2. Incentivos fiscais - Trabalhar com incentivos fiscais para atrair novos investimentos.
3.Infraestrutura - Prover a infraestrutura necessária para que as empresas possam se instalar.
4.Treinamento e qualificação de mão de obra - Focar no desenvolvimento das habilidades da força de trabalho.
Carlos Andrade Lima falou ainda sobre projetos recém implantados, como o Investe Recife, que funciona exatamente como uma espécie de concierge para o setor privado. “Hoje nós temos um portal de licenciamento unificado onde você entra no site do Conecta e você tem todos os serviços”, conta. “É a prefeitura tentando tornar a vida do privado mais ágil”, avaliou.
Durante a conversa, os empresários presentes aproveitaram também para levantar temas relacionados ao mercado imobiliário, como valorização dos espaços, incentivo à habitação no centro, IPTU e exemplos bem sucedidos de outras cidades que poderiam ser estudados e adotados em Recife. “São temas pertinentes que precisamos levar para a gestão. Quando são coisas pontuais, tragam para nós, e quem sabe a partir daí não nascem novas ações?” , pontuou o secretário, lembrando que o estado também tem as suas limitações impostas por vários órgãos reguladores e de controle.
Outras notícias
-
13/02/2026
Abertas inscrições para o curso “Administração de Condomínios e Síndico Profissional – Inicial” -
11/02/2026
Acesso às imagens de câmeras de segurança do condomínio -
10/02/2026
Um overview sobre sustentabilidade nas empresas e nos condomínios -
09/02/2026
Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC projeta crescimento de 2% do setor para 2026 -
06/02/2026
Concluída primeira turma do ano do curso Melhoria na Qualidade do Atendimento em Portaria -
05/02/2026
NR1 e gestão de riscos psicossociais no trabalho será tema do primeiro Fala Síndico do ano -
04/02/2026
Vice-presidente do Secovi-PE fala, no Bom Dia Pernambuco, sobre a taxa condominial -
03/02/2026
Finalmente, Carnaval é feriado? -
30/01/2026
Restam poucas vagas para o curso “Formação de Gerente Condominial”
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022