Recuperação do mercado imobiliário comercial em Recife: Um Olhar sobre o retorno aos escritórios
@Secovi-PE - 06/03/2025

O mercado imobiliário comercial em Recife está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelo retorno das empresas aos escritórios após os desafios impostos pela pandemia. Em um recente depoimento, Luciano Novaes, vice-presidente do Secovi-PE, destacou as mudanças observadas no setor e as razões por trás do aumento na demanda por espaços comerciais.
Novaes lembra que, com a pandemia, muitas empresas enfrentaram uma desocupação significativa de suas salas comerciais, resultando em um aumento da vacância. "Logo no pós-pandemia, ainda existia aquele momento em que as empresas acreditavam que o home office iria dominar", relata Novaes. No entanto, com o tempo, ficou evidente que o trabalho remoto puro prejudicava a cultura organizacional. "Por mais que você tenha ferramentas para fazer reuniões online, não é a mesma coisa de pessoas estarem lado a lado", considerou.
À medida que as empresas começaram a exigir o retorno de seus funcionários, surgiram modelos híbridos de trabalho, onde os colaboradores alternam entre dias no escritório e em casa. "Tem vários modelos de home office misto", explicou Novaes, ressaltando que essa flexibilidade tem sido adotada por muitas organizações.
Entretanto, em sua opinião, a realidade é diferente para cada empresa bem como para os diferentes cargos ocupados e funções a serem desempenhadas. "Ainda, muitas pessoas têm dificuldade nas suas residências em relação à infraestrutura", observou o vice-presidente, destacando que o apelo do ambiente doméstico, com distrações e falta de um espaço adequado para trabalho, tem dificultado a manutenção da produtividade.
Além disso, a vacância anterior levou as construtoras a não lançarem novos prédios empresariais, focando em estúdios residenciais. "Até as salas comerciais em edifícios mais antigos que estavam sobrando no mercado estão sendo alugadas agora", comentou Novaes, indicando uma recuperação no interesse por espaços comerciais.
Para Luciano Novaes, o modelo presencial deve ganhar força, especialmente em setores como TI e marketing, onde a supervisão e a produtividade são cruciais. "As empresas estão exigindo que seus profissionais venham para dentro dos seus escritórios, porque eles têm controle sobre o que está sendo acessado", ponderou.
"Com essas mudanças, o mercado imobiliário comercial em Recife dá sinais de recuperação, refletindo uma nova realidade de trabalho que busca equilibrar flexibilidade e produtividade", finalizou ele.
Outras notícias
-
21/03/2025
Impulsionada pela alta nos juros do crédito imobiliário, busca por imóveis para locação cresce, assim como oferta desse perfil de imóvel -
20/03/2025
Pesquisa da Fiepe em parceria com o Secovi-PE aponta mercado imobiliário de usados em Pernambuco composto por 96.441 unidades. -
19/03/2025
Você sabe qual é o quórum para a realização de obras no condomínio? -
18/03/2025
Posição de Recife no ranking das capitais com valores de locação imobiliária mais altos foi tema de entrevista do Secovi-PE para a Rádio Jornal -
14/03/2025
Câmara Brasileira da Indústria da Construção debate segurança e infraestrutura para veículos elétricos -
13/03/2025
Comprar Imóvel via leilão é rentável? -
11/03/2025
Gerenciamento de Facilidades é um dos pilares no curso "Administração de Condomínios e Síndico Profissional - Avançado", promovido pelo Secovi-PE -
10/03/2025
Diferença entre o empregado horista e por tempo parcial -
07/03/2025
Com foco em segurança contra incêndios, Fala Síndico acontece na próxima semana