Comprar Imóvel via leilão é rentável?
@Secovi-PE - 13/03/2025
A discussão sobre a rentabilidade da compra de imóveis via leilão e suas implicações deu o tom da reunião almoço do Secovi-PE, ocorrida na quinta-feira, 13, voltada para gestores de empresas associadas ao sindicato. Para a ocasião, foi convidada a advogada Celina Pessoa, especialista em leilões imobiliários e execuções de crédito. Em sua apresentação, a advogada fez uma introdução ao cenário dos leilões pré-pandemia, e o que mudou a partir de experiências digitais.
De acordo com Celina Pessoa, a pandemia afetou a realização de leilões imobiliários de maneira significativa, principalmente ao forçar a transição para um formato exclusivamente online. Antes da pandemia, os leilões eram realizados em ambientes físicos, como auditórios de fóruns, onde a participação era limitada e muitas vezes vista de forma negativa. “Os leilões imobiliários anteriormente eram conhecidos e mal falados. Muita gente tinha uma impressão errada, considerando que o leilão hoje, se a gente está falando somente de imóvel, era como se você estivesse tirando o imóvel de alguém para dar para outro, ou você está fazendo um investimento tirando alguém de casa que, às vezes é o único imóvel, é a moradia da pessoa”, contou, sobre a antiga percepção da operação.
Com a imposição de que os leilões fossem realizados digitalmente, a partir de 2020, houve um aumento na acessibilidade, permitindo que pessoas de diferentes localidades participassem sem sair de casa. “Isso fez com que a gente pudesse ter uma projeção maior de aquisição de imóveis, porque hoje eu estou em Recife, mas posso comprar um imóvel em São Paulo sem sair da minha casa, sem sair do meu escritório”, exemplificou. “Basta apenas que eu acesse o site do leiloeiro credenciado na junta comercial e analise o mercado relacionado àquele imóvel para poder comprar ou não”, orientou.
De acordo com ela, essa mudança não apenas facilitou a participação, mas também contribuiu para uma maior visibilidade e popularidade dos leilões imobiliários. A digitalização possibilitou que mais pessoas se interessassem por esse tipo de investimento, que passou ser vistos como uma oportunidade mais acessível e menos estigmatizada do que antes.
“Não sou defensora de chegar aqui pra vocês e dizer que vocês vão fazer o primeiro milhão comprando imóveis em leilão”, ponderou Celina Pessoa. “Comprar imóveis em leilão, tal qual uma compra e venda, como a gente lida habitualmente, diariamente, exige segurança”, frisou. Segundo a advogada, leilões imobiliários têm tipos específicos que ocorrem hoje no mercado. “A gente tem um leilão judicial, que é o que comumente todo mundo já conhece, que é aquele leilão que vem de um processo judicial. E a gente tem também um leilão extrajudicial, que é um leilão que a gente conhece como leilão do banco, que necessariamente não precisa ser do banco, considerando que o credor fiduciário pode ser outra pessoa que não é instituição financeira. A gente também tem o leilão de incorporação imobiliária, que é pouco falado. Apesar de no Nordeste não ser muito habitual, no Rio de Janeiro e em São Paulo tem muito imóvel de estoque, de incorporadora, que é arrematado em leilão, que é realizado de forma extrajudicial”, informou.
Outras notícias
-
13/11/2025
Multa para o condômino antissocial -
12/11/2025
Tiago Monteiro analisa cenário econômico e prospecta o mercado imobiliário em 2026 -
11/11/2025
Mulheres, inovação e habitação popular: caminhos para um futuro mais inclusivo na construção civil -
10/11/2025
José Carlos Martins, da CBIC, destaca diálogo e inovação como caminhos para o futuro da construção civil e do mercado imobiliário -
06/11/2025
Saulo Suassuna destaca o papel do luxo e da assinatura para o mercado imobiliário no 22º Conami -
04/11/2025
O valor das pessoas e das relações construídas no mercado imobiliário marca primeira palestra do Conami 2025 -
03/11/2025
A nova era dos condomínios: inteligência artificial e o desafio da presença humana - Em palestra no 22º Conami, Júlio Paim, CEO da SíndicoNet, analisa as novas expectativas dos condôminos e mostra como a tecnologia pode transformar a gestão condominial. -
31/10/2025
Edição pernambucana do Conami foi marcada por importantes discussões sobre o futuro do mercado imobiliário com foco nas cidades e nas pessoas -
23/10/2025
Sete dias para o 22º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário – Conami, no Recife
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022