Câmara Brasileira da Indústria da Construção debate segurança e infraestrutura para veículos elétricos
@Secovi-PE - 14/03/2025
O mercado de veículos elétricos tem crescido de forma acelerada no Brasil, impulsionando também a necessidade de adaptação das construções para a instalação de pontos de recarga. Diante desse cenário, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta quinta-feira (13), um debate sobre as normas de segurança para essa inovação no setor automotivo, durante mais uma edição do evento “Quintas da CBIC”.
O painel contou com a presença de Eduardo Aroreira, vice-presidente da CBIC, e Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação e da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da entidade. Também participaram Lauro Ladeia, diretor Técnico e de Inovação na Tegra Incorporadora e coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do CTQ do SindusCon-SP; Tadeu Rezende, membro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE); e o major Ronaldo Aparecido Ribeiro, coordenador da Comissão de Estudos Sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do Departamento de Segurança contra Incêndio do CBPMESP.
Durante o encontro, Eduardo Aroreira destacou a relevância da discussão para o setor imobiliário, ressaltando que a segurança da população deve estar no centro das adaptações para a nova realidade da mobilidade elétrica. Os especialistas abordaram as normas técnicas, as boas práticas e os desafios envolvidos na implementação dessa tecnologia. Segundo Dionyzio Klavdianos, a evolução do carro elétrico é um caminho sem volta, e o setor da construção civil precisa se antecipar para garantir uma infraestrutura adequada.
Um dos pontos centrais da discussão foi a segurança contra incêndios envolvendo veículos elétricos. O major Ronaldo Aparecido Ribeiro explicou que, ao contrário do que muitos imaginam, a melhor forma de combater esse tipo de incêndio é com o uso de água. Ele compartilhou a experiência adquirida em treinamentos na China, Estados Unidos e Europa, além de testes realizados no Brasil que comprovaram a eficácia da técnica. Segundo ele, apesar da necessidade de aprimoramento, já há conhecimento suficiente para enfrentar esses incidentes com segurança.
Embora os veículos elétricos sejam uma tecnologia relativamente nova, estudos demonstram que eles são mais seguros do que os movidos a combustíveis fósseis. De acordo com Tadeu Rezende, a probabilidade de um incêndio em um carro convencional é 60 vezes maior do que em um elétrico. Ele ressaltou que a principal preocupação deve estar na infraestrutura das garagens, considerando o distanciamento das vagas e adaptações estruturais que garantam maior segurança para todos os tipos de veículos.
Lauro Ladeia pontuou que o setor da construção civil precisa avaliar os impactos e custos da adequação dos estacionamentos para receber pontos de recarga. Entre os desafios citados, estão a necessidade de ampliação dos espaços, aumento do pé-direito das garagens e melhorias na ventilação, fatores que exigem planejamento e investimentos para garantir um ambiente seguro e funcional.
O debate promovido pela CBIC reforça a importância de alinhar inovação e segurança no avanço da mobilidade elétrica no Brasil. Com a crescente demanda por veículos elétricos, o setor da construção civil precisa se preparar para oferecer soluções eficientes e seguras, acompanhando as transformações do mercado e garantindo um futuro mais sustentável para as cidades.
Com o título “COMAT - Edificações seguras: integrando recarga de veículos elétricos e proteção contra incêndio”, a edição do Quintas da CBIC está disponível no canal da entidade no Youtube, e pode ser acessado a partir do seguinte endereço abaixo:
Outras notícias
-
13/11/2025
Multa para o condômino antissocial -
12/11/2025
Tiago Monteiro analisa cenário econômico e prospecta o mercado imobiliário em 2026 -
11/11/2025
Mulheres, inovação e habitação popular: caminhos para um futuro mais inclusivo na construção civil -
10/11/2025
José Carlos Martins, da CBIC, destaca diálogo e inovação como caminhos para o futuro da construção civil e do mercado imobiliário -
06/11/2025
Saulo Suassuna destaca o papel do luxo e da assinatura para o mercado imobiliário no 22º Conami -
04/11/2025
O valor das pessoas e das relações construídas no mercado imobiliário marca primeira palestra do Conami 2025 -
03/11/2025
A nova era dos condomínios: inteligência artificial e o desafio da presença humana - Em palestra no 22º Conami, Júlio Paim, CEO da SíndicoNet, analisa as novas expectativas dos condôminos e mostra como a tecnologia pode transformar a gestão condominial. -
31/10/2025
Edição pernambucana do Conami foi marcada por importantes discussões sobre o futuro do mercado imobiliário com foco nas cidades e nas pessoas -
23/10/2025
Sete dias para o 22º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário – Conami, no Recife
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022