Posição de Recife no ranking das capitais com valores de locação imobiliária mais altos foi tema de entrevista do Secovi-PE para a Rádio Jornal
@SECOVI-PE - 18/03/2025
Na terça-feira, 18, o diretor de Relações com Órgãos Públicos e Outros Órgãos de Classe do Secovi-PE, Elísio Cruz Jr, concedeu entrevista na Rádio Jornal, durante o programa Balanço de Notícias, representando a entidade, que havia sido convidada pelo veículo de comunicação para comentar o resultado de pesquisa nacional divulgada esta semana, apontando o Recife como capital mais cara no Nordeste quanto ao aluguel de imóveis.
Na pesquisa FipZap relativa a fevereiro, tomada como base pela Rádio jornal para abordar o tema, a capital pernambucana já acumula uma valorização no preço cobrado pela locação residencial de 14,86% em 12 meses, atingindo o preço médio de R$ 56,67/m² - patamar menor apenas do que o da cidade de São Paulo (R$ 59,19/m²). O diretor foi questionado sobre a razão do Recife estar entre as cidades mais caras do país para morar em imóvel alugado.
De acordo com ele, Pernambuco tem uma característica que difere das práticas de outros estados, que é o anúncio de um valor do aluguel que nada mais é do que o somatório do preço da locação de fato, do IPTU devido, Taxa de Condomínio, entre outras devidas. “Então anunciamos nos portais como um valor integral, o que no comparativo com outras capitais que não trabalham dessa forma, acaba gerando uma distorção”, explica.
O diretor do Secovi-PE explicou ainda que os preços de compra dos imóveis pernambucanos não tem uma média disparadamente maior do que os demais estados da federação, lembrando que o valor do imóvel é um dos fatores mais importantes na hora de definir o valor de locação daquela unidade. “A gente está da metade para baixo. É onde a gente se posiciona no preço de venda. Portanto a gente não podia nunca ter um preço de locação tão exacerbado”, disse.
Outro ponto mencionado por Elísio Cruz Jr foi o fato de por conta da pandemia, alguns imóveis ainda estavam com seus valores de locação congelados. “Agora muitos clientes têm tentado realinhar os valores dos aluguéis e nesse realinhamento a gente se depara com valores que tiveram uma variação realmente acima da média de mercado”, comentou. O áudio da entrevista está disponível abaixo.
Outras notícias
-
17/07/2026
Revista Condomínio e Secovi-PE promovem, em setembro, a 16ª Fesíndico -
15/07/2026
Inscrições abertas para curso sobre assembleias condominiais -
14/07/2026
A multa do Artigo 1337 do Código Civil tem que estar prevista na Convenção ou Regimento Interno, para a sua aplicação? -
13/07/2026
Presidente do Secovi-PE explica valores de aluguel de imóveis no Recife, durante debate na Rádio Jornal -
09/07/2026
O crescimento dos consórcios imobiliários no país foi tema de apresentação, no Secovi-PE -
08/07/2026
Do Código Civil à Automação: Secovi-PE abre inscrições para formação estratégica de gerentes de condomínio -
07/07/2026
Secovi-PE confirma a 5ª edição do Congresso de Gestão Condominial para 2026 -
06/07/2026
Porteiro receber encomendas e colocar no elevador é desvio de função? -
03/07/2026
Mercado de imóveis para locação aumenta em abril, com relação a março
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022