Posição de Recife no ranking das capitais com valores de locação imobiliária mais altos foi tema de entrevista do Secovi-PE para a Rádio Jornal
@SECOVI-PE - 18/03/2025

Na terça-feira, 18, o diretor de Relações com Órgãos Públicos e Outros Órgãos de Classe do Secovi-PE, Elísio Cruz Jr, concedeu entrevista na Rádio Jornal, durante o programa Balanço de Notícias, representando a entidade, que havia sido convidada pelo veículo de comunicação para comentar o resultado de pesquisa nacional divulgada esta semana, apontando o Recife como capital mais cara no Nordeste quanto ao aluguel de imóveis.
Na pesquisa FipZap relativa a fevereiro, tomada como base pela Rádio jornal para abordar o tema, a capital pernambucana já acumula uma valorização no preço cobrado pela locação residencial de 14,86% em 12 meses, atingindo o preço médio de R$ 56,67/m² - patamar menor apenas do que o da cidade de São Paulo (R$ 59,19/m²). O diretor foi questionado sobre a razão do Recife estar entre as cidades mais caras do país para morar em imóvel alugado.
De acordo com ele, Pernambuco tem uma característica que difere das práticas de outros estados, que é o anúncio de um valor do aluguel que nada mais é do que o somatório do preço da locação de fato, do IPTU devido, Taxa de Condomínio, entre outras devidas. “Então anunciamos nos portais como um valor integral, o que no comparativo com outras capitais que não trabalham dessa forma, acaba gerando uma distorção”, explica.
O diretor do Secovi-PE explicou ainda que os preços de compra dos imóveis pernambucanos não tem uma média disparadamente maior do que os demais estados da federação, lembrando que o valor do imóvel é um dos fatores mais importantes na hora de definir o valor de locação daquela unidade. “A gente está da metade para baixo. É onde a gente se posiciona no preço de venda. Portanto a gente não podia nunca ter um preço de locação tão exacerbado”, disse.
Outro ponto mencionado por Elísio Cruz Jr foi o fato de por conta da pandemia, alguns imóveis ainda estavam com seus valores de locação congelados. “Agora muitos clientes têm tentado realinhar os valores dos aluguéis e nesse realinhamento a gente se depara com valores que tiveram uma variação realmente acima da média de mercado”, comentou. O áudio da entrevista está disponível abaixo.
Outras notícias
-
11/04/2025
Novo site do CONAMI é lançado com foco na 22ª edição do congresso, que será realizada no Recife, dias 29 e 30 de outubro -
10/04/2025
Assembleias Condominiais: Do Planejamento à Execução é o tema do próximo Fala Síndico, exclusivo para associados -
09/04/2025
Condômino pode exigir nova prestação de contas? -
08/04/2025
Gestão Inteligente de Empreendimentos Imobiliários é o tema do próximo Enacon, que ocorre em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de junho -
04/04/2025
Destinação do FGTS e seus impactos no mercado imobiliário serão debatidos durante Enic 100, que acontece na próxima semana em São Paulo -
02/04/2025
Condomínio não pode divulgar lista de inadimplentes nas áreas comuns -
01/04/2025
Inovações e tendências na área de locação e venda imobiliária são contempladas por Eixo Temático do 22º Conami -
31/03/2025
Jurídico do Secovi-PE conversa com NETV sobre relação entre proprietário e locatário de imóvel residencial -
28/03/2025
Começa na próxima sexta-feira, 04, o curso avançado de Administração de Condomínios e Síndico Profissional, com Rosely Schwartz