AirBNB e similares em debate: projeto do novo Código Civil prevê regras mais rígidas nos condomínios
@Secovi-PE - 25/06/2025

A disponibilização dos imóveis em plataformas de locação por temporada, como o AirBNB e similares, também está na mira do Congresso Nacional, diante da tramitação do projeto do Novo Código Civil. Conforme foi noticiado na edição n.23 do Secovi OnLine, divulgado na semana passada, um novo texto para o Código Civil brasileiro promete entregar regras mais rígidas para os condomínios residenciais, comerciais e mistos, tratando com maior objetividade pontos polêmicos como este, e como a questão do condômino antissocial, abordado em matéria anterior.
No caso dos aluguéis de imóveis em condomínios por Airbnb, Booking e plataformas similares, o texto também sugere que estes possam restringir ou até proibir o uso de unidades para locações de curta temporada, feitas por essas ferramentas. A ideia defendida é preservar a tranquilidade e segurança do ambiente residencial. Para o consultor jurídico do Secovi-PE, Noberto Lopes, a discussão já é antiga, desde quando passou a ser fortalecido esse modelo de hospedagem.
“O projeto de lei prevê que as Convenções poderão proibir a locação por temporada, ou ainda definir até onde iria esse tipo de locação em relação ao uso de áreas comuns ou não”, explica ele. De acordo com o advogado, acontece que hoje em dia isso já vem sendo praticado, inclusive com farta jurisprudência. “O que mais prevalece atualmente é que se a Convenção traz de forma expressa a proibição da locação por temporada então não poderá haver. No entanto, as Convenções normalmente não têm essa previsibilidade por serem mais antigas do que a própria modalidade de locação mais recente”, conta.
Para fazer essa alteração, Noberto Lopes informa que haveria a necessidade de quórum específico qualificado, que é de 2/3. “O entendimento do setor é de que com o projeto do Novo Código Civil será mais fácil por conta de o texto trazer uma situação mais objetiva. A lei vai estar especificando as regras com relação ao tema, reduzindo margens de interpretação”, considera.
As propostas trazidas pelo projeto do Novo Código Civil envolvendo condomínios fazem parte de um movimento para modernizar a legislação, garantindo mais poder para os condomínios e proteção para os moradores. As discussões geradas durante o trâmite do projeto sobre a liberdade de propriedade e os limites dessas restrições integram o debate democrático, essencial para a construção de regras condizentes com o atual contexto social.
Outras notícias
-
11/07/2025
Agenda de agosto já conta com dois cursos com inscrições abertas -
10/07/2025
Lote com descontos para participação no 22º Conami encerrará no dia 31 de agosto -
09/07/2025
É permitida a colocação de câmeras no interior das unidades para captar imagens das áreas comuns? -
07/07/2025
Redução do ICD em Pernambuco estimula regularização de imóveis com até 80% de desconto -
04/07/2025
Abertas inscrições para a quarta turma do curso “Formação de Gerente Condominial” -
03/07/2025
O novo modelo de investir: como a gestão de patrimônio está transformando o acesso ao mercado financeiro -
02/07/2025
Carros elétricos em condomínios voltam à pauta do Fala Síndico -
30/06/2025
Quórum para instalação de cobertas nas garagens -
26/06/2025
Síndico deve autorizar a instalação de carregadores de carros elétricos?