Em entrevista para a Rádio Jornal, Secovi-PE analisa mercado de locação do Recife
@Secovi-PE - 24/06/2025

O mercado imobiliário voltado para locação foi abordado durante o Programa Tudo é Notícia, da Rádio Jornal, na quarta-feira, 18, tendo o Secovi-PE como entidade convidada para debater os dados divulgados pelo Índice FipeZAP. Na ocasião, o sindicato esteve representado pelo diretor Frederico Mendonça, que concedeu entrevista ao comunicador, Thiago Raposo, âncora do programa.
De acordo com os dados recebidos pela Rádio Jornal, nos cinco primeiros meses de 2025, o Índice FipeZAP acumulou uma alta de 5,13%, superando o IPCA/IBGE (+2,75%) e o IGP-M/FGV (+0,74%). Ainda segundo os últimos resultados do indicador em pauta, em maio de 2025 foi registrado um aumento médio de 0,59% nos preços de locação residencial em 36 cidades brasileiras. Este resultado representaria uma desaceleração em relação aos meses anteriores, interrompendo uma tendência de alta, mas ainda mantendo o índice acima da inflação. Das 36 cidades monitoradas, 28 mostraram aumento nos preços, incluindo 16 das 22 capitais.
Pelo Índice FipeZAP, o Recife teve a maior alta do Nordeste nos últimos 12 meses, registrando nesse período uma variação de 13,5% no valor do aluguel residencial. De janeiro a maio, a alta acumulada foi de 4,5%. Durante a entrevista, Frederico Mendonça, reforçou que na capital pernambucana, na maioria das vezes, o valor do aluguel ofertado já inclui taxas como a de condomínio, diferente da maioria das capitais. A prática passa uma ideia equivocada do valor, gerando distorções para as pesquisas comparativas com outras praças. “Não tenho dúvidas de que Recife é uma das capitais mais valorizadas, por ser uma das principais cidades do Nordeste, mas não é a mais cara”, aponta.
O diretor do Secovi conversou sobre diversos pontos do mercado imobiliário, como dinâmica urbana dos bairros, como Pina e Boa Viagem, valorização de regiões na cidade, valores para aquisição de imóveis novos e usados, além da antiga dúvida de parte da população: é melhor comprar ou alugar?
“No médio e longo prazo, o que a gente percebe é que não existe investimento que renda mais do que o imóvel”, argumentou, reforçando a tese de que este sempre será o melhor investimento, e de que sim, sair do aluguel e seguir para um imóvel próprio é uma boa alternativa.
Outras notícias
-
11/07/2025
Agenda de agosto já conta com dois cursos com inscrições abertas -
10/07/2025
Lote com descontos para participação no 22º Conami encerrará no dia 31 de agosto -
09/07/2025
É permitida a colocação de câmeras no interior das unidades para captar imagens das áreas comuns? -
07/07/2025
Redução do ICD em Pernambuco estimula regularização de imóveis com até 80% de desconto -
04/07/2025
Abertas inscrições para a quarta turma do curso “Formação de Gerente Condominial” -
03/07/2025
O novo modelo de investir: como a gestão de patrimônio está transformando o acesso ao mercado financeiro -
02/07/2025
Carros elétricos em condomínios voltam à pauta do Fala Síndico -
30/06/2025
Quórum para instalação de cobertas nas garagens -
26/06/2025
Síndico deve autorizar a instalação de carregadores de carros elétricos?