Energia mais leve para as contas dos condomínios em janeiro de 2026
@Secovi-PE - 15/01/2026
Com a chegada de 2026, consumidores de Pernambuco começam o ano com a bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá cobrança adicional na conta de energia elétrica neste mês, beneficiando o custo geral da operação dos condomínios, sejam residenciais ou comerciais. A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL reflete um cenário de geração mais favorável, com níveis de reservatórios e chuvas que dispensam o acionamento intensivo de usinas termelétricas, fator que costuma elevar os custos quando acionadas em larga escala.
Nos condomínios residenciais, esse cenário traz alívio imediato para famílias que dependem fortemente de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e geladeiras, cuja utilização no verão tradicionalmente eleva o consumo. Já condomínios comerciais, envolvendo lojas e escritórios e até academias, lidam com demandas energéticas diferentes, muitas vezes com picos mais regulares durante o dia, o que pode diluir o impacto da bandeira verde. Ainda assim, sentem os benefícios com a ausência de custos extras por kWh.
Apesar da conta mais barata, especialistas e concessionárias alertam para a importância do uso racional da energia, lembrando que o consumo elevado pode neutralizar a vantagem da bandeira verde, mantendo a conta alta mesmo sem acréscimos tarifários. Práticas como aproveitar a luz natural, ajustar o uso de ar-condicionado e realizar manutenção em instalações elétricas ajudam a maximizar essa economia.
O momento também é propício para reforçar a consciência sobre sustentabilidade energética: reduzir o desperdício não só contribui para um orçamento doméstico ou empresarial mais enxuto, mas também diminui a pressão sobre o sistema elétrico como um todo e os impactos ambientais associados à geração de energia. Mesmo com tarifas mais baixas, um consumo consciente é fator-chave para um futuro energético mais equilibrado.
Outras notícias
-
07/08/2026
Inscrições para o V Congresso de Gestão Condominial do Secovi-PE serão abertas na próxima segunda-feira,10 -
06/08/2026
O atual contexto do mercado de administração imobiliária em Pernambuco e estimativas para o futuro próximo foram discutidos na reunião-almoço promovida pelo Secovi-PE -
04/08/2026
Novo IVV amplia cobertura do mercado imobiliário pernambucano e conta com apoio do Secovi-PE -
03/08/2026
Garagem ou depósito? Entenda a destinação correta das vagas de estacionamento -
31/07/2026
Inscrições abertas para o curso "Assembleia Condominial – Do edital à ata" -
30/07/2026
Soluções e Desafios para o desenvolvimento do mercado imobiliário no centro do Recife foram pauta da reunião-almoço do Secovi-PE -
29/07/2026
Programação de palestras do V Congresso de Gestão Condominial ganha os primeiros contornos -
27/07/2026
Condômino inadimplente pode ser impedido de utilizar áreas de lazer? -
24/07/2026
Formação de Gerente Condominial concluiu terceira turma inicial do ano e abre inscrições para o curso avançado
31/08/2022
31/08/2022
30/08/2022
30/08/2022
26/08/2022
16/08/2022