Serviços

Departamento Jurídico

O Departamento Jurídico do Secovi completou em 2016 vinte e seis anos de atuação. É um dos serviços mais procurados com intensa demanda diária. Os associados são atendidos pelo advogado Noberto Lopes especializado nas questões condominiais, experiência no contencioso cível e trabalhista e com especialização em Direito do Trabalho.

A versatilidade no atendimento é uma marca desse serviço, uma vez que as consultas podem ser feitas por e-mail, por telefone ou ainda pessoalmente, em horários previamente agendados, sendo mantido o caráter de confidencialidade sobre os assuntos abordados. Os atendimentos são realizados em horário comercial.

As delegacias de Gravatá e Caruaru também já estão sendo beneficiadas com o atendimento on line e por telefone de consultas jurídicas. Todas as dúvidas dos associados dessas cidades podem ser dirimidas também na sede do sindicato, através do contato direto com o advogado sediado em Recife.

Atualmente são, em média, trezentos atendimentos mensais. De acordo com o advogado, os temas mais abordados são relacionados a Convenções, Assembleias, Responsabilidade Civil e Direitos Trabalhistas.

“É importante que os condomínios tenham uma assessoria direta e que possa ajuda-los a resolver questões do dia a dia, bem como a gerir o condomínio de acordo com os ditames da lei. O Departamento Jurídico do SECOVI está aqui para orientar na solução dos problemas e atuar de maneira preventiva evitando, assim, demandas judiciais”, diz o advogado.

Para que o atendimento seja realizado da melhor forma possível, o advogado orienta, ainda, que as perguntas realizadas contemplem o maior número de informações possíveis.

“O Direito não é uma ciência exata, as decisões na Justiça levam em consideração os fatos ocorridos e os pareceres emitidos pelo Departamento Jurídico, do mesmo modo, levarão em consideração o que está sendo afirmado pelos associados. Cada caso é um caso e, portanto, para que o parecer possa atingir a finalidade, é necessário que os fatos sejam narrados com o máximo de exatidão.”

Durante os eventos do Fala Síndico o advogado também presta esclarecimentos aos associados conforme o tema que está sendo abordado. A troca de experiência nesses eventos é de suma importância para a atuação do Departamento Jurídico, haja vista que questões reais são trazidas para discussão. “A sociedade evolui e com ela evolui o Direito”, conclui o advogado.

Sempre que necessário, os condomínios e empresas são encaminhados para outras soluções jurídicas oferecidas pela entidade, como o Departamento de Cobrança e a 1ª Câmara de Conciliação e Arbitragem de Pernambuco.

Departamento de Cobrança

O Secovi Pernambuco, ciente das dificuldades inerentes à questão de inadimplência condominial, inovou ao oferecer o Serviço de Cobranças a seus associados.

A inadimplência da taxa de condomínio gera instabilidade no orçamento financeiro dos edifícios e repercute na inviabilidade de melhorias e no fornecimento de serviços. Ressalte-se que a taxa condominial tem previsão legal e trata-se de um rateio de despesas, previamente planejada e aprovada pela coletividade condominial.

O Setor de Cobranças do Secovi-PE possui grande destaque entre os condomínios associados. Neste setor é possível ao associado, obter gratuitamente, apoio jurídico especializado nas demandas que envolvam a cobrança de taxa condominial.

O serviço consiste em disponibilizar ao associado a possibilidade de cobrança através de ação, a ser postulada em face do proprietário da unidade inadimplente.

Para que os associados utilizem o serviço mencionado, é necessária a realização de um cadastro prévio. Para efetivação deste cadastro é imprescindível apresentação de cópias de alguns documentos como: Convenção e CNPJ do condomínio, documentos pessoais e ata de eleição do síndico.

Após ser cadastrado neste setor, o condomínio credor, poderá apresentar sua relação de inadimplentes para que medidas de cobrança sejam adotadas. Ressalta-se que todo procedimento de decisão conta com a participação do representante legal do condomínio, ou seja, o síndico.

Desde o final do ano de 2008, quando o serviço foi implementado na entidade, muitas ações já obtiveram êxito, recuperando valores e fortalecendo o entendimento de que é possível sim, diminuir a inadimplência condominial e porque não dizer zera-la em definitivo.
Neste contexto de sucesso uma importante parceria possibilitou a ascensão do Setor de Cobranças, é a possibilidade de promover ação de cobrança perante a 1ª Câmara Arbitral de Conciliação e Arbitragem de Pernambuco – 1ª CCA/PE, que além da celeridade processual, possibilita também, baixo custo ao credor, permitindo que todo procedimento conciliatório se realize em menos de 2 (dois) meses.

Destaque-se ainda, que para os associados da entidade, os custos relativos ao procedimento arbitral possui desconto.

Diante de tais ferramentas é possível afirmar que o serviço oferecido indiscutivelmente está sedimentado como de grande valia aos condomínios associados.

Recrutamento e Seleção | Entrevistas | Aplicação de testes psicológicos | Avaliação no período experiência | Avaliação para promoção de cargo

Implantado em Maio de 2007, o serviço tem agregado valor e sido substancial para os condomínios e empresas que buscam funcionários com perfis adequados às funções requisitadas.

Desde sua implantação, o Secovi-Rh já recebeu cerca de 6 mil currículos de profissionais em busca das oportunidades. O atendimento diário permite ao setor alcançar por ano a realização de 500 entrevistas e atendimento de pessoal. O processo seletivo é composto por métodos atuais e diversificados que compreendem desde entrevista a testes específicos e adequados a área de atuação do candidato.

Já foram reinseridos no mercado de trabalho, através do setor, mais de 1.100 profissionais, caracterizando, um trabalho de impacto social que beneficia através da empregabilidade.

Constantemente novas vagas são abertas e mais profissionais são selecionados. Entre as funções mais solicitadas, destacam-se: zelador, porteiro e recepcionista.

As demandas podem ser encaminhadas através do preenchimento do formulário de solicitação de candidato, que podem ser solicitados através do endereço eletrônico. Também pode ser efetuado contato por telefone ou pessoalmente em nossa sede.

Contato para atendimento:
21239407 |21239400
rh@secovi-pe.com.br.

Comunicação

O Secovi-PE desenvolve publicações com o objetivo de manter os seus associados atualizados com relação aos diversos temas do dia a dia condominial, bem como relacionados à boa gestão das empresas representadas pela entidade. Para tanto, possui revista bimestral, newsletter semanal, colunas semanais nos principais jornais de grande circulação no estado e espaços informativos em publicações privadas voltadas para o público condominial.

Pesquisa

O departamento criado no segundo semestre de 2013 é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas, análises técnicas e econômicas sobre diversos temas de grande utilidade para as classes representadas pelo Secovi-PE.

1ª CCA-PE

O SECOVI-PE, Sindicato da Habitação, com o objetivo de contribuir com o Estado na solução dos conflitos da sociedade criou em Agosto de 2008 um órgão institucional especializado em conciliação e arbitragem. Trata-se da 1.ª Câmara de Conciliação e Arbitragem de Pernambuco – 1.ª CCA-PE.

Dessa forma, a 1ª CCA-PE, em funcionamento na Rua Ernesto de Paula Santos, n.º 960, sala 306, 3º andar, Empresarial Boa Viagem, Boa Viagem, Recife-PE, está apta a promover a conciliação e resolução de conflitos por meio de arbitragem, das questões e litígios que lhes forem submetidos, e, para tanto, está contando com um staff especialmente treinado, lotado na secretaria da 1.ª CCA-PE, responsável pela administração dos processos e pelo suporte técnico aos árbitros.

Conforme disposto na Lei Federal 9.307/1996, a Arbitragem é um meio alternativo para a solução de conflitos. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode submeter os seus conflitos a um árbitro, o qual, no exercício desta função, é considerado pela lei como juiz de fato e de direito, sendo certo que as decisões por ele proferidas não estão subordinadas à homologação pelo Poder Judiciário, bem como, não são passíveis de recurso, sendo, portanto, uma sentença judicial, com igual força da que seria proferida por um juiz togado.

Os árbitros que compõem o quadro da 1.ª CCA-PE são todos profissionais da área jurídica. O procedimento arbitral é célere, sigiloso e de baixo custo.

A 1ª Câmara de Conciliação e Arbitragem de Pernambuco apresenta vantagens como rapidez nas decisões, baixo custo, sigilo do procedimento e especialidade dos árbitros. O prazo máximo previsto para a conclusão das ações protocolizadas é de apenas sessenta dias.

A 1ª CCA-PE está apta a receber as demandas envolvendo assuntos relacionados aos condomínios, locação, administração, compra e venda de imóveis que estejam em litígio.

Lei da Arbitragem

Clausula Compromissoria Condominio

Clausula Compromissoria

Modelo_edital

Modelo Ata de Alteração

UNISECOVI-PE - Universidade Corporativa Secovi-PE

Em 2010, o SECOVI-PE criou o Centro de Desenvolvimento com objetivo de desenvolver cursos e palestras, direcionadas aos profissionais que atuam nas áreas representadas pela entidade.

Atualmente denominada UNISECOVIPE, Universidade Corporativa SECOVI-PE, continua cumprindo seu propósito com crescimento notável da sua grade de cursos, novas parcerias firmadas e expressiva participação dos profissionais nos cursos. Além de cursos na modalidade presencial, a UNISECOVIPE oferece em parceria com as Universidades dos SECOVIs dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, cursos à distância.

MISSÃO

Promover a construção do conhecimento, utilizando métodos inovadores de ensino e aprendizagem que possibilitem a troca e aquisição de novas informações.

Contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do profissional que atua nos seguimentos representado pelo sindicato, a fim de que estes tornem-se mais críticos, inovadores, sejam capazes de planejar organizar e participar ativamente da sociedade, atingindo o sucesso profissional e pessoal.

VISÃO

Ser reconhecida por nossos colaboradores e representados como centro de excelência nas ações educativas, fundamentada na gestão da qualidade.

VALORES

Aprendizagem ativa e significativa
Visão integral do ser humano
Criticidade
Inovação
Cidadania e sustentabilidade