Gerenciando Pessoas e Processos em Tempos Desafiadores: Estratégias e Reflexões por Jairo Martiniano
@Secovi-PE - 12/12/2023
Em uma palestra envolvente e repleta de insights, durante o III Congresso de Gestão Condominial de Pernambuco, o psicólogo e especialista em Liderança e Motivação, Jairo Martiniano, compartilhou sua expertise em gerenciamento de pessoas e processos em tempos desafiadores. Com ênfase na atenção necessária para enfrentar as adversidades, o psicólogo abordou diversos tópicos relevantes não só para síndicos, como também condôminos e gestores corporativos.
Tempos Desafiadores - Jairo iniciou a palestra explorando as características de um período desafiador e como transformar problemas em oportunidades. Um dos principais desafios discutidos foi a gestão financeira, destacando a necessidade de estratégias eficazes. Abordou ainda crenças pré-estabelecidas e preconceitos que podem prejudicar a percepção das pessoas justamente quando estas precisam de mais clareza para lidar com as situações de conflito. Utilizando o exemplo do preconceito relacionado à tatuagens, ele ressaltou a importância de “olhar além da superficialidade” e focar em características fundamentais, como caráter e personalidade.
Geração Z e Desafios no Mercado de Trabalho - Um ponto crucial discutido pelo psicólogo foi o impacto da chegada da Geração Z no mercado de trabalho. Com base em uma pesquisa do Reino Unido, Jairo revelou que 91% dos jovens dessa geração enfrentam estresse no trabalho, sendo 23% desses casos considerados severos. Ele atribuiu parte desse problema ao imediatismo característico dessa geração.
Gestão Empresarial e Flexibilidade - Martiniano reforçou, na ocasião, a importância da gestão empresarial e criticou modelos de liderança negativos. Ele rejeitou a ideia de que a pressão constante é necessária para a produtividade, ressaltando as vantagens de uma liderança positiva que agregue valor ao ambiente de trabalho. Ao abordar a gestão empresarial, Jairo enfatizou a necessidade de parcerias, escuta ativa, comunicação eficaz e incentivo ao desenvolvimento contínuo, criticando, por outro lado, a falta de feedback de algumas gestões, alertando sobre os perigos da soberba. “Falta de flexibilidade pode levar à arbitrariedade”, alertou, defendendo que a organização e a flexibilidade são pilares essenciais para um síndico eficaz. Ainda assim, Jairo Martiniano reforçando a importância de, por vezes, tomar decisões impopulares quando necessário, para manter a integridade da gestão.
Outras notícias
-
17/01/2025
Secovi-PE realizará 22ª edição do Congresso Nacional do Mercado Imobiliário -
16/01/2025
Consultoria Jurídica do Secovi-PE fechou 2024 com recorde de atendimento -
15/01/2025
Diretor do Secovi-PE, Elísio Cruz Jr, comenta resultado do Índice FipeZap para o Diário de Pernambuco -
14/01/2025
Condômino inadimplente pode ser impedido de usar as áreas comuns? -
10/01/2025
Já no site novas tabelas salariais de 2025 -
09/01/2025
Secovi-PE se consolida como agente indutor de empregos -
08/01/2025
Recife tem data exclusiva em comemoração ao Dia do Síndico -
06/01/2025
Minha Casa, Minha Vida seguiu como destaque no Mercado em 2024 -
20/12/2024
Desempenho positivo da construção civil em 2024 foi impulsionado pelo mercado imobiliário