Análise de Dados como ferramenta para criar um ambiente melhor nos condomínios
@Secovi-PE - 15/12/2023
Diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário e autora de livros como “Degrau Quebrado – A Jornada da Autoliderança para Mulheres em Ascenção”, Elisa Rosenthal veio ao III Congresso de Gestão Condominial, promovido pelo Secovi-PE no dia 30 de novembro, para auxiliar síndicos e gestores condominiais a entender melhor uma importante ferramenta para que seja alcançada uma maior assertividade em suas atuações: a coleta e a interpretação dos dados disponíveis no ambiente condominial.
Para ela, uma gestão orientada por dados coloca de lado “achismos”, minimizando resultados indesejados. Em sua palestra “Gestão Orientada à Dados: a Base para o Futuro da Administração”, Elisa destacou alguns pontos importantes para que sejam identificados os dados mais relevantes a serem observados no momento da tomada de decisões a fim de que sejam mais eficientes e com melhores entregas de resultados. “Quando a gente exerce uma administração condominial, uma atuação como síndico, como síndica, ou administradores de imóveis, a gente produz cada vez mais informações, coletamos mais informações e geramos novos dados no dia a dia. Precisamos analisar esse material para tomar novas decisões no processo administrativo”, destaca a diretora presidente do Instituto.
Ela aponta ainda que as empresas tomam decisões diferentes e é isso que torna o mercado tão rico de informações. “Quanto mais empresas a gente tem complementando a nossa atuação, melhor vai ser a forma que nós nos relacionaremos”, diz. Para ela, um mercado cada vez mais próspero e atuando melhor gera benefícios coletivos. “A gente torce para que todas as empresas sejam tão boas quanto às nossas, para que o mercado seja cada vez mais prestativo de serviços de qualidade”, comenta. Isso porque o maior ativo de uma empresa hoje são pessoas e dados. Quanto maior a pujança, mais dados de melhor qualidade estarão disponível. “Se vocês ainda não estão colhendo esses dados, comecem a colher”, orienta.
Segundo Elisa Rosenthal, que também é vencedora do prêmio Conecta Imobi em 2022 e 2023, saímos de uma era em que a sindicância passava a ser quase como uma “tutoria” de um edifício, seus moradores e funcionários. “A gente passou a ter um olhar para uma liderança muito mais consciente, empática e humanizada. Pensar em viver em sociedade, viver em comunidade. Quando a gente tem um Secovi, como o de Pernambuco, pensando dessa forma, pensando em humanizar as relações da sociedade por meio dos edifícios, por meio da sindicância, a gente parte para um novo momento de mercado”, comemorou. “Um mercado onde o condomínio não se preocupa só com o resultado financeiro, mas com uma relação preocupada com pessoas. E aí a gente entra em nossa nova era, onde os dados nos fornecem muito mais subsídios para a tomada de decisões”, acredita.
Outras notícias
-
13/09/2024
Sanções e prejuízos: O custo de ignorar a inspeção predial -
12/09/2024
Direito de defesa do condômino infrator -
10/09/2024
Palestras gratuitas abordam tendências e desafios da gestão condominial -
09/09/2024
FESÍNDICO 2024: Maior evento condominial do Nordeste acontece em setembro -
06/09/2024
Condomínios e empresas devem estar atentos à bandeira vermelha em vigor -
05/09/2024
Candidato a prefeito do Recife, Tecio Teles (Partido Novo), apresenta suas propostas no Secovi-PE -
04/09/2024
Qual o quórum para a destituição do síndico? -
03/09/2024
Decisão em assembleia e laudo técnicos são determinantes para a instalação de carregadores de carros elétricos nos condomínios -
30/08/2024
Para locação residencial, pesquisa aponta mercado de 6.742 unidades