Qual a diferença entre Regimento Interno e Convenção de Condomínio?
@Secovi-PE - 21/12/2023

Não resta dúvida que ambos os documentos são muito importantes para a harmonia do condomínio, inclusive auxiliando o serviço do síndico. Mas para que se tenha uma maior eficácia tanto de um quanto do outro, é necessário entender a função de cada.
O regimento interno é um documento que todo condomínio precisa para garantir uma boa convivência entre todos. Trata-se de uma série de normas que guiam o comportamento e conduta dos moradores, empregados e até visitantes. Outro ponto que deve ser observado sobre o regimento interno é que ele é uma extensão da convenção, devendo também ser aprovado pelos condôminos.
No caso da convenção, a mesma pode ser definida como um documento oficial, que se parece com um estatuto. Nele, as regras não são para orientar a conduta das pessoas, mas sim as regras gerais de uso, bem como os direitos, deveres e administração do condomínio.
Sua oficialização deve ser feita no Cartório de Imóveis, acompanhando a matrícula do imóvel – mesmo quando houver atualização. Para que haja alguma alteração, é preciso que ao menos dois terços dos condôminos votantes em uma assembleia estejam de acordo.
Além das regras, a convenção do condomínio também registra a função de cada área comum do condomínio, a fração das unidades no preâmbulo, área total construída, entre outras informações.
A obrigatoriedade da convenção é que haja, ao menos, os requisitos do artigo 1.334 do Código Civil, que traz algumas regras, como o modo de pagamento das contribuições mensais dos moradores.
Outras notícias
-
16/05/2025
Serviço de recrutamento e seleção de profissionais do Secovi-PE facilita contratação assertiva para condomínios e empresas associadas -
14/05/2025
Menos de um mês para realização da 21ª edição do Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios - Enacon -
13/05/2025
Edição extra do Fala Síndico discutirá importância da manutenção predial diante de caso recente de desabamento -
12/05/2025
A competência do síndico não se confunde com a competência dos membros do conselho consultivo e do conselho fiscal -
09/05/2025
Márcio Gomes e Luciano Novaes, presidente e vice-presidente do Secovi-PE, falam sobre locação e condomínios no VideoCast Metro Quadrado, do Jornal do Commercio -
08/05/2025
“Assembleias Condominiais: Do Planejamento à Execução" foi o tema do Fala Síndico, com o patrocínio do Grupo Tupan -
06/05/2025
A procuração apresentada na assembleia de condomínio deve ter firma reconhecida? -
05/05/2025
22º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário – Conami, que será sediado no Recife, está com inscrições abertas -
02/05/2025
Sucesso de avaliação na primeira turma, curso de Formação de Gerente Condominial abre inscrições para a segunda, que acontece final de maio