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Notícias

Concluída nesta sexta-feira, 17, mais uma turma do curso de Zeladoria

@Secovi-PE - 17/05/2024


Encerrou nesta sexta-feira, 17, a segunda edição do ano do curso “Técnicas de Serviço em Zeladoria de Condomínio”, que o Secovi-PE promove em parceria com a Becker, empresa fabricante de produtos sustentáveis voltados para limpeza e higiene. Com isso, foram capacitados mais 30 profissionais atuantes nos condomínios.

O curso, com carga horária de 8 horas, é dividido em dois módulos. No primeiro, o foco é mais voltado para o profissional, sendo trabalhadas informações relacionadas à imagem, marketing e higiene pessoal, postura profissional, atitudes positivas e motivação. Já o segundo módulo adquire um viés mais técnico, abordando otimização de rotinas, cronogramas, uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), e tipos de produtos para determinados tipos de sujidades, entre outros. O conteúdo completo pode ser conferido no site do Secovi-PE.

De acordo com o Departamento de Cursos do Secovi-PE, a demanda pelo curso “Técnicas de Serviço em Zeladoria de Condomínio”, tem se ampliado, motivando a previsão de novas edições ainda este ano. Enquanto isso, encontram-se abertas as inscrições para o curso de “Prevenção e Combate a Princípios de Incêndios e Primeiros Socorros”, programada para os dias 04 e 06 de junho. Já na próxima semana, se inicia uma nova turma do curso “Melhoria na Qualidade do Atendimento em Portaria”, este com inscrições já encerradas.

Setor de serviços volta a registrar desempenho positivo em Pernambuco

@Fonte: Pernambuco.Com - Economia - 14/07/2021


Após registrar resultados negativos por três meses consecutivos, o setor de serviços em Pernambuco voltou a dar sinais de recuperação e subiu 3,9% em maio. O resultado estadual, divulgado ontem pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), é superior à média brasileira, que ficou em 1,2%, e o nono maior do país.

Durante o período avaliado, todas as cinco atividades de serviços pesquisadas pela PMS registraram crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado. Pelo segundo mês seguido, o maior avanço ficou com os serviços prestados às famílias, que incluem 23 segmentos, como hotéis, bares, restaurantes, salões de beleza, espetáculos de artes cênicas e atividades esportivas em geral, com aumento de 126,9%.

De acordo com a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, a alta tão expressiva nessa atividade específica ocorreu devido a uma base de comparação baixa. “Essas foram as atividades que mais sofreram com o distanciamento social causado pela pandemia em função das características dos serviços prestados, que exigem maior interação social”.

O segundo melhor desempenho ficou por conta do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com crescimento de 44,9% em maio desde ano em comparação com o mesmo período de 2020. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 16,8%, seguidos pela categoria outros serviços, que inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, cujo avanço foi de 11%. O menor avanço foi registrado pelo setor de serviços de informação e comunicação, 7,9%.

Na comparação entre maio de 2021 e o mesmo período do ano passado, a alta no volume de serviços no estado foi de 29%, o que coloca Pernambuco em sexto lugar no ranking nacional. O avanço é superior à média brasileira, que ficou em 23% no mesmo período.

De janeiro a maio deste ano, os setores de outros serviços e serviços prestados às famílias estão empatados em primeiro lugar com crescimento de 8,4%. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio aparecem em seguida, com alta de 2,5%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um aumento discreto de 0,7%. Os serviços de informação e comunicação são os únicos que registram queda, -0,8%. No geral, o desempenho do estado nesse período foi inferior ao do país, com crescimento de 2,2% versus 7,3% na média nacional.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o resultado estadual foi negativo, com retração de 7,5%. No Brasil, a queda foi menos intensa, 2,2%. Nesse período, apenas o setor de outros serviços registrou um desempenho positivo no estado, com avanço de 8,7%. Os serviços prestados às famílias tiveram o pior desempenho, com recuo de 29,5%. Enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 8,4%, seguido pelo setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, -5,3%, e serviços de informação e comunicação, -2,8%.