Problemas com Saneamento Básico são os pontos centrais para exigência e cobrança da LAO
@Secovi-PE - 10/05/2024

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Oscar Barreto, destacou, durante a visita ao Secovi-PE, que o problema de saneamento básico pelo qual o Recife ainda passa, segue como um dos principais motivos para as questões observadas em edificações novas e antigas. “É algo que impacta nas ligações dos prédios aos sistemas de esgoto, por exemplo. Nós queremos dizer que quando chegar as questões relacionadas às licenças ambientais, estaremos sempre para diálogo, e nosso limite é a legislação. Ao dialogar, sempre buscamos os atores envolvidos para conversarmos juntos”, reforçou. Elencando ainda as situações hoje existentes, como os condomínios com o esgotamento ligado ao sistema público, os que possuem Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs privadas, e ainda os que utilizam sumidouros e fossas.
O presidente do Secovi-PE, Márcio Gomes, por sua vez, destacou que o tema LAOS é muito novo, ensejando muitas dúvidas junto aos condomínios e empresas administradoras de condomínio. Diante disso, sugeriu ao secretário de Meio Ambiente a criação e envio para o sindicato de material informativo, o qual a entidade poderia disseminar entre seus associados. “Fico tranquilo de ouvir do secretário que o momento é muito mais orientativo do que punitivo”, considerou.
Entre as informações apontadas por Márcio Gomes ao secretário e sua equipe, como determinantes para serem contempladas nesse material, estão saber que perfis de condomínios, residenciais e comerciais, precisam da LAO, e seus objetivos. “Precisamos primeiro compreender essa licença, saber quais são seus objetivos, entender esse fundamento. Nosso setor precisa de uma parceria com a secretaria para comunicar e explicar para a sociedade e fazermos esse trabalho de educação para o setor”, defendeu.
A proposta foi bem recebida pelo secretário, que concordou com a importância de haver uma publicação orientativa para divulgação junto com o Secovi-PE. “Estamos à disposição, e a orientação que temos do prefeito João Campos é que devemos encarar a cidade de frente e os seus compromissos. Segurança jurídica é um fato importante para desenvolvermos nossas atividades e o meio ambiente é também um condicionante para isso. A ponte está colocada, e vamos fazer essa orientação, construindo isso juntos, e estabelecendo um outro nível de contato”, comentou.
Para Márcio Gomes, esse primeiro encontro, onde ele colocou a realidade dos condomínios e a representatividade do Secovi-PE, foi muito produtivo. “Com certeza, após esse contato, esses problemas ficarão mais fáceis de serem resolvidos”, finalizou Márcio Gomes.
Outras notícias
-
20/06/2025
Concluída esta semana terceira turma do curso de Formação de Gerente Condominial -
18/06/2025
Dia de São João é feriado? E Corpus Christi? -
17/06/2025
Secovi-PE tem vitória definitiva na Justiça do Trabalho contra exigência de envio de dados pessoais pelo Ministério do Trabalho, via DET -
16/06/2025
Projeto do novo Código Civil prevê regras mais rígidas nos condomínios. Saiba o que vem por aí sobre condômino antissocial -
13/06/2025
Importância da manutenção predial enquanto rotina dos condomínios é reforçada durante o Fala Síndico -
12/06/2025
Construção civil alerta para impacto da tributação sobre LCIs no financiamento habitacional -
11/06/2025
Rondante, que faz uso de moto, deve receber adicional de periculosidade? -
10/06/2025
Diversidade, Inclusão e Pertencimento na visão de Rita von Hunty, durante o 22º Conami, em outubro. -
06/06/2025
Presidente e vice-presidente do Secovi-PE participam de almoço com a governadora Raquel Lyra, promovido pelo setor da construção civil