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Notícias

Patrocinadores Diamante do IV Congresso de Gestão Condominial reforçam marca e investe em atualização dos síndicos e administradores de condomínios

@Secovi-PE - 04/10/2024


O IV Congresso de Gestão Condominial, a ser promovido pelo Secovi-PE, no Teatro RioMar, na próxima sexta-feira, 11, promete ser um dos eventos mais importantes para o setor condominial em Pernambuco. O congresso contará com dois grandes patrocinadores Diamante, responsáveis pelas maiores cotas de investimento no evento: a Loja do Condomínio e a Superlógica.

As duas empresas, embora atuem em segmentos diferentes, compartilham o compromisso de se tornarem cada vez mais relevantes para o público condominial. A Loja do Condomínio, especializada no varejo, oferece uma ampla gama de produtos voltados para condomínios, disponibilizando vários canais de compra para facilitar o acesso de seus clientes. Além da loja física, a empresa conta com e-commerce e televendas, permitindo que os clientes adquiram artigos como mobiliário, produtos de limpeza, jardinagem e utilidades para áreas comuns do condomínio de forma prática e conveniente. Esses produtos podem ser encontrados no site www.alojadocondominio.com.br.

Já a Superlógica, focada em inovação e tecnologia, desenvolve um verdadeiro ecossistema virtual de gestão condominial. A empresa oferece, em um único lugar, um software de gestão completo, serviços financeiros integrados, aplicativos para moradores e programas de capacitação, facilitando a rotina de síndicos e administradores ao centralizar todas as necessidades de um condomínio em uma plataforma eficiente (www.superlogica.com)

A parceria dessas empresas no congresso reflete a importância de trazer avanços para o setor, seja no fornecimento de produtos essenciais ou na implementação de ferramentas tecnológicas que otimizam a gestão dos condomínios. O IV Congresso de Gestão Condominial será uma oportunidade valiosa para que gestores e profissionais do setor discutam novas tendências e soluções, promovendo uma gestão cada vez mais qualificada e integrada.

Prós e contras das placas de "VENDE-SE"

@Folha de Pernambuco - Imóveis / MILLENA ARAUJO - 03/07/2015


A presença da placa "vende-se" fixada nas residências é algo bastante comum nas pequenas e grandes cidades brasileiras. Apesar da tradição, existem três aspectos que colocam tal hábito em discussão, que são: a segurança dos moradores, as questões comerciais ligadas à venda do imóvel e ainda as questões legais, voltadas à poluição visual e ao meio ambiente, uma vez que algumas pessoas penduram placas em árvores ou praças. Apesar desses fatores, especialistas garantem que o uso das placas assegura, mais rapidamente, o fechamento do negócio. Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco (Creci -PE), Petrus Menonça, fixar tais utensílios nas residências funciona como uma alternativa de divulgação. "A placa de vende-se é rápida porque quem liga para conversar sobre o imóvel já gostou do bairro e do empreendimento. Quando entra em contato com o morador já é para saber a questão dos valores ou tirar dúvdias, com a intenção de conhecer o imóvel e até fechar negócio", conta.
No entanto, o especialista tenta para os cuidados que s moradores devem ter ao divulgar o imóvel através essa modalidade. Segundo Petrus, na maioria dos casos, é mais seguro contratar um corretor para fazer o serviço de negociação. "Colocar por conta própria expõe o imóvel e o morador. Quem faz sem a ajuda do corretor, provavelmente, coloca o telefone pessoal e dá a entender que o espaço está aberto a visitação e isso pode ser perigoso, já que a presença de um estranho pode facilitar ações de assaltos e sequestros. A negociação feita pelo corretor aumenta a segurança porque ele é um profissional treinado que vai conversar com os interessados, conhecer as intenções e saber se realmente oferecem algum risco", destaca. Por outro lado, o assessor jurídico do Sindicato de Habitação - Secovi/PE, Noberto Lopes, garante que a maioria das vendas e dos alugueis de imóveis não são feitas através das placas de vende-se e que para usar este meio de divulgação é necessário também ter atenção na questão da segurança. "Meu conselho para os moradores é que eles concentrem suas vendas ou alugueis em uma imobiliária credenciada porque isso garante a segurança dele e dos demais condôminos", pontua. PORTEIROS Outro ponto importante são as restrições ao papel dos porteiros dos imóveis. "Porteiros nunca devem exercer a função de corretor. Eles não podem entregar as chaves de uma residência a ninguém. No máximo podem passar o contato dos proprietários. Os porteiros só devem liberar a entrada dos corretores e interessados no empreendimento na presença de uma autorização escrita. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que ocorrer visitações no imóvel, que é sempre feita no momento do contrato do serviço de corretores", explica.

Fixação de anúncios deve seguir lei

O Secovi-PE esclarece que as as placas em imóveis tombados são terminantemente proibidas. Segundo o assessor jurídico da instituição, Noberto Lopes, a lei municipal 17.521/2008 proíbe a instalação de anúncios em leitos dos rios e cursos d’água, reservatórios, lagos, represas e praias, vias, parques, praças, logradouros públicos, postes de iluminação pública ou de rede de telefonia e outros. O advogado ainda alerta para as regras que devem ser mantidas no caso das placas de vende-se. "A placa só deve ser fixada nos edifícios se todos os moradores estiverem de acordo. Antes de qualquer procedimento, o condômino deve consultar a sua convenção e ver se é permitido colocar as placas. Se não for permitida, o interessado deverá procurar o síndico para pedir autorização e colocar apenas uma placa de uma imobiliária credenciada, pois também tem que se pensar na segurança dos demais condôminos. Normalmente as placas são colocadas na varanda ou janela frontal. Nunca devem ficar na guarita do porteiro porque com o tempo haverá acúmulo delas no local", esclarece. INTERNET Para o gerente de marketing da imobiliária Inácio Pedro, Brunno Ferreira, a placa de vende-se ainda é uma ferramenta indispensável para o processo de divulgação dos produtos apesar dos outros meios utilizados para promover os imóveis. "A internet e as placas de vende-se garante um resultado semelhante. Antes da web, quando o anúncio no jornal era a principal mídia de divulgação, as placas já traziam mais resultados em termos de leads (contatos) do que o anúncio no jornal. Nossas estatiscas comprovam esse resultado", conta.