Engenharia aliada ao condomínio bem cuidado pode evitar tragédias, alerta Elaine Araújo.
@Secovi-PE - 18/10/2024

Condomínios enxugando custos, condôminos apertados financeiramente e que não acomodam tão bem em seus orçamentos as taxas extras. Nesse cenário tão atual, como convencer os moradores e proprietários, e mesmo a gestão, da importância de investir em ações de prevenção e na manutenção das edificações? A engenheira civil Elaine Araújo abordou situações como esta em sua palestra “Inspeção e laudo predial: garantindo segurança, conformidade técnica e valorização do empreendimento”, ministrada durante o IV Congresso de Gestão Condominial do Secovi-PE, ocorrido na sexta-feira, 11, no Teatro Riomar.
A engenheira orientou os presentes quanto as características de um bom laudo predial. “Tem diversos fatores para a gente classificar um laudo predial como bom. Primeiro, ele precisa atender normativas. A 16.747 é a premissa, a norma técnica que ele deve seguir. Para ele ser bom, ele tem que ser feito de forma correta, uma empresa especializada tem que seguir os parâmetros de analisar o grau de prioridade, ou seja, você classificar se é prioridade 1, se tem risco à saúde, à vida. Se não, se é prioridade 2 ou prioridade 3, e classificar tudo isso. Se é endógena, se é exógena, se é funcional, se é erro de manutenção ou não”, explica ela.
Para Elaine Araújo, a importância de ter um laudo de inspeção predial em condomínios também é multifacetada. O documento formalizado após a inspeção proporciona uma rastreabilidade e estabelece um "marco zero" para a edificação, permitindo que os gestores tenham um check-up geral da condição do prédio.
Segundo a engenheira, isso é crucial, especialmente em condomínios que enfrentam problemas como infiltrações e vazamentos, pois o laudo ajuda a identificar e classificar as prioridades de manutenção.
“Um laudo bem elaborado pode evitar problemas graves, como o colapso de estruturas, e, consequentemente, as responsabilidades legais que podem surgir de tais incidentes”, reforça. A realização da inspeção é vista como um investimento na segurança e valorização patrimonial do imóvel, ao invés de um custo adicional. Isso é especialmente relevante para os moradores, cuja segurança e bem-estar estão diretamente ligados à condição do seu lar.
Portanto, a inspeção predial não só ajuda na manutenção preventiva, mas também assegura a segurança dos moradores e a valorização do patrimônio do condomínio.
“Estou muito feliz com o tema, é extremamente importante trazer a engenharia para o palco. A Engenharia aliada ao condomínio bem cuidado pode evitar tragédias”, finaliza Elaine Araújo.
Outras notícias
-
11/04/2025
Novo site do CONAMI é lançado com foco na 22ª edição do congresso, que será realizada no Recife, dias 29 e 30 de outubro -
10/04/2025
Assembleias Condominiais: Do Planejamento à Execução é o tema do próximo Fala Síndico, exclusivo para associados -
09/04/2025
Condômino pode exigir nova prestação de contas? -
08/04/2025
Gestão Inteligente de Empreendimentos Imobiliários é o tema do próximo Enacon, que ocorre em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de junho -
04/04/2025
Destinação do FGTS e seus impactos no mercado imobiliário serão debatidos durante Enic 100, que acontece na próxima semana em São Paulo -
02/04/2025
Condomínio não pode divulgar lista de inadimplentes nas áreas comuns -
01/04/2025
Inovações e tendências na área de locação e venda imobiliária são contempladas por Eixo Temático do 22º Conami -
31/03/2025
Jurídico do Secovi-PE conversa com NETV sobre relação entre proprietário e locatário de imóvel residencial -
28/03/2025
Começa na próxima sexta-feira, 04, o curso avançado de Administração de Condomínios e Síndico Profissional, com Rosely Schwartz